terça-feira, 21 de junho de 2011

Okami e Naruto Shippuden na mitologia japonesa!


Todos conhecem o anime Naruto Shippuden! Hoje está com mais de 216 episódios. Mas, você sabe qual é a relação do anime Naruto Shippuden e o jogo Okami com a mitologia japonesa? Não?! Então, confira!


Todos que assistem Naruto Shippuden vão gostar dessa postagem. Em Naruto, Itachi Uchirra usa vários poderes. Dentre eles, o Susano. Ele também passa para Sasuke Uchirra, um poder chamado Amaterasu. Esse é usado para que Madara Uchirra não se aproxime de Sasuke. Mas, qual é a relação desses nomes com a mitologia japonesa? Como sou um bom fã de mitologias, vou lhes explicar!


Segundo a mitologia japonesa, naqueles tempos, existia um dragão chamado Yamata no Orochi (vulgarmente conhecido pelos fãs do jogo The King of Fighters de Orochi!). Esse dragão, Orochi, possuía oito cabeças, olhos vermelhos e oito caldas! Com seu imenso poder, dominou a província de Izumo. Como está no script de toda mitologia, para ele não destruir a vila, ele exigiu oito sacrifícios a cada lua cheia! Aí você diz: então, Andrômeda resolveu se sacrificar em prol da vila! Aí, eu digo: você acaba de errar de mitologia! Andrômeda ia se sacrificar na mitologia grega! Essa mitologia aqui é japonesa! Continuando...


Quando Susanoo, deus dos mares e da tempestade, passava pelas aquelas redondesas disfarçado como um humano, ele conheceu e se apaixonou por uma jovem chamada Kushinada. Como ela ia ser um dos sacrifícios para Orochi, os pais da jovem deram a mão dela e todo o corpo em casamento para Susanoo se ele destruísse o dragão e salvasse a vila. Susanoo transformou a jovem em um pente e a levou consigo no cabelo.


Seu plano foi bem inteligente: ele deixou oito barris de saquê para Orochi beber e adormercer! Durante vários dias, Susanoo correu atrás do dragão até cortar suas oito cabeças e salvar a província de Izumo. Em uma das caldas de Orochi, Susanoo encontrou a espada Ame no Murakumo; da lágrima da última cabeça surgiu um espelho e da barriga brotou a esfera da vida chamada Magatama. Em troca da mão da jovem, Susanoo deixou na província a espada, o espelho e a esfera da vida. Segundo as tradições, esses objetos são guardados até hoje no palácio imperial de Tokyo, longe dos olhos das pessoas comuns e são conhecidos como “Os Três Tesouros Sagrados do Japão”.


Lendo essa parte da mitologia japonesa, acho que você poderá pensar igual a mim agora! Ao ler a história de Susanoo e de Orochi, quando Susanoo derrotou Orochi e pegou a espada, o espelho e a esfera, essa parte lembra muito o início do anime Yu Yu Hakushô. Em Yu Yu Hakushô, Yusuke Urameshi morreu atropelado quando tentou salvar a vida de uma criança. Desde então, Yusuke vive no mundo espiritual (não estou me referindo a Bleach, pois Ichigo não mora na Soul Society e ele nem morreu de verdade!). Para Yusuke voltar a viver, ele vira detetive espiritual. Sua primeira missão era a de recuperar os três objetos roubados do mundo espiritual o Espelho das trevas, Bola Gaki e Espada Kouma. Esses três objetos lembram muito os que Susanoo pegou de Orochi!


Outro ponto a se discutir é a do jogo Okami. Okami é um jogo que foi lançado para PlayStation 2(2006), Nintendo Wii (2008) e Nintendo DS (2010, esse foi outra versão). Nesse jogo, o jogador irá controlar a deusa Amaterasu (deusa do sol) encarnada na pele de um lobo. Esse jogo é belíssimo! Ele todo foi feito no estilo cel-shading (a mesma usada no jogo The Legend of Zelda: The Wind Waker lançado para Nintendo Game Cube).

Amaterasu em forma de lobo

E também, outro ponto a se destacar, é o personagem Sai de Naruto Shippuden! Aquele ser é muito branco! Ele até parecia com Michael Jackson quando era vivo em termos de brancura! Na história do Shippuden, Sai usa poderes quase iguais aos do usado no jogo Okami. No jogo Okami, usamos um pincel com tinta preta para cortar, desenhar, fazer círculos, desenhar bombas, pontes, o sol, dentre outros.



Então, é isso! Você conheceu de onde vieram os nomes Susano e Amaterasu.


Até +sssss...







Gostou? Então divulgue!

Nenhum comentário: